A importância do sono para a saúde

Mesmo sem saber ao certo os benefícios do sono para a saúde, está para nascer quem negue como é bom dormir.

E não é à toa, pois enquanto dorme, o corpo trabalha para fortalecer do sistema imunológico e liberar alguns dos principais hormônios para o organismo, como por exemplo o hormônio do crescimento, a insulina, além de promover relaxamento e descanso da musculatura.

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Qual a importância do sono para a saúde?

Dormir bem não só contribui para fornecer energia suficiente para realizar as atividades do dia, como também para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, contribuindo para a saúde física e a saúde mental.

Por outro lado, a insônia tem o poder de provocar um efeito contrário, deixando o indivíduo sem energia o que tende a prejudicar a sua coordenação motora e seu raciocínio.

Estudos ainda comprovam que as noites mal dormidas podem também alterar os níveis de insulina das pessoas, podendo causar a diabetes.

Outros ainda associam a falta de sono aos problemas de obesidade e todas as suas complicações e garantem que dormir bem também emagrece.

Hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, também conhecido como GH (Growth Hormone), que nas crianças é o principal responsável por seu crescimento, nos adultos ajuda a evitar a flacidez muscular, entre outros benefícios.

É importante saber que 90% deste hormônio é liberado durante o sono, daí a importância de se dormir bem.

Melhorando a qualidade do sono

Sendo o sono de suma importância para melhorar a saúde, é preciso aprender a se livrar de algumas interferências que tendem a atrapalhar o seu descanso.

Além das interferências externas, como por exemplo, os trabalhos noturnos e, as interferências orgânicas, como por exemplo o ronco, a apneia, a insônia, entre outras, questões como dificuldade para relaxar ou criar um hábito de sono, também podem atrapalhar o seu descanso.

Para ajudar, deixaremos algumas dicas que se seguidas, devem melhorar e muito a qualidade do seu sono.

1 – Cuide do seu quarto mantendo-o sempre confortável, fresco, escuro e silencioso.

2 – Se não consegue relaxar, procure criar rituais que possam acalmar o seu corpo e a sua mente, como por exemplo, deitar todas as noites no mesmo horário; evitar ver televisão antes de dormir e manter todos os aparelhos eletrônicos desligados.

3 – Uma dica para quem não consegue esquecer dos problemas é: antes de dormir anote todos em um caderno. Esta técnica ajuda a ir para a cama mais despreocupado.

4 – Se por acaso acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, evite ficar olhando as horas. Levante-se, beba um chá ou leite morno, leia um livro e volte para a cama quando o sono voltar.

5 – Evite se deitar com fome. O leite morno, rico em triptofano, aumenta a produção de serotonina, que ajuda a relaxar e a dormir.

6 – Faça refeições leves no jantar. Alimentos pesados à noite podem atrapalhar o seu sono.

7 – A cama foi feita para dormir, assim evite usá-la para assistir televisão, ler ou jogar videogame. Estes hábitos podem atrapalhar o seu sono.

8 – Se tem dificuldades para relaxar saiba que, a melhor posição para dormir é de lado, mantendo as pernas ligeiramente flexionadas. Quanto ao travesseiro, este não deve ser muito alto e é bem-vinda uma almofada para colocar entre as pernas na altura dos joelhos. É importante também avaliar a densidade do colchão e, assim estar confortável para uma boa noite de sono.

9 – A prática de exercícios físicos melhora a condição do organismo e com isso a qualidade de sono. No entanto, procure praticá-los no máximo quatro horas antes de dormir, para que a adrenalina não prejudique o seu sono.

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A importância do sono para a saúde
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Author: Genilson

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