7 benefícios da musculação para idosos

Fazer exercícios ativamente e estar sempre em movimento não é uma obrigação exclusiva de jovens e adultos: os idosos também devem se exercitar, além de manter uma alimentação balanceada e saudável! Isso tudo porque a musculação não é só para manter o corpo bonito ou para seguir o padrão de beleza em que ser magro é o primeiro passo.

Praticar exercícios é, antes de qualquer coisa, uma questão de saúde. Entretanto, é importante salientar que um idoso só poderá começar a praticar exercícios de musculação mediante uma recomendação de um médico profissional.

Afinal, quais são os benefícios da musculação para idosos?

X benefícios da musculação para idosos

Previne a osteoporose

Um dos terrores da terceira idade, a osteoporose pode ser prevenida através da musculação, ou até mesmo causando uma reversão do quadro de osteoporose por perda de massa óssea. Isso acontece por causa do ganho de capacidade após exercícios que estimulam a massa óssea ao carregar os pesos.

 

Fortalece os ligamentos, tendões e as articulações

As articulações são estimuladas e, consequentemente, fortalecidas através dos movimentos da musculação que são orientados por um peso apropriado. Por isso, também os ligamentos e os tendões se fortalecem, já que esse reparo muscular acontece na hora de repousar.

 

Pressão arterial controlada

A crença de que praticar exercícios anaeróbios podia ajudar a aumentar a pressão arterial é falsa: praticar os exercícios causa um efeito totalmente contrário! Aliás, essa teoria só é comprovada quando a pessoa pratica uma atividade em excesso, com alta intensidade e frequência – mas, de qualquer forma, não é o caso da musculação. Ainda, praticar musculação pode ajudar a fazer com que a respiração seja adequada e correta.

 

Estimula o metabolismo

A musculação é capaz de ajudar e estimular a síntese proteica, que é o elemento fundamental para a reconstituição dos nossos tecidos, não só para manter o nosso funcionamento biológico, mas também para a homeostase. Isso também pode ajudar na perda de peso.

 

Prevenção da diabetes

E, já que a musculação afeta até o nosso metabolismo, é claro que também está ligada à síntese dos carboidratos e a melhora da nossa sensibilidade para a insulina – o que é perfeito para as pessoas que sofrem com as diabetes, que é uma doença que atinge principalmente pessoas acima de cinquenta anos e idosos.

 

Maior massa muscular, força e coordenação motora

O aumento da massa muscular magra e os estímulos causados nos neurônios responsáveis pela coordenação motora são consequências (boas!) da prática da musculação, o que pode ser ótimo para idosos, já que isso ocasiona um aumento da força e uma melhor precisão na coordenação motora.

 

Previne doenças, transtornos ou distúrbios psicológicos

Quando chegamos na terceira idade, é comum nos sentirmos solitários e com pouca força de vontade para fazer uma série de coisas. De fato, principalmente para os idosos que apresentam problemas com a família e têm poucos amigos, desenvolver transtornos e distúrbios psicológicos pode ser muito fácil e até difícil de ser percebido. Por não poder mais trabalhar com a mesma carga de horas e de trabalho como antes, os idosos passam a ficar muito tempo ociosos e dentro da própria casa, sem muitos afazeres além dos domésticos.

Procurar fazer atividades que lhe deem prazer e que, principalmente, distraiam a mente é essencial para uma pessoa da terceira idade. A musculação pode ser uma dessas atividades: e está mais do que comprovado que praticar exercícios físicos ajuda no tratamento de depressão e principalmente de ansiedade, que com certeza são fatores de risco para a saúde de qualquer pessoa. Praticando a musculação, a pessoa preenche o ócio, passa a ter mais disposição para encarar o dia a dia e ainda manda a depressão embora!

7 benefícios da musculação para idosos
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Author: Genilson

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