6 alimentos importantes para prolongar a vida

Que a alimentação é essencial para a nossa saúde, isso não é novidade para ninguém. Entretanto, para quem quer manter a saúde e o bem-estar, escolher os alimentos corretos para ingerir é essencial. Uma vida em que você só come alimentos rápidos, já prontos, cem por cento industrializados e repletos de gorduras não é nem um pouquinho saudável, além de aumentar as chances de você desenvolver diabetes, colesterol alto, obesidade e várias outras doenças que estão atreladas à nossa alimentação.

Cada alimento possui suas propriedades, e, por isso, equilibrar a sua alimentação é importante para manter a saúde e ter uma vida longa. Saiba quais são os 6 alimentos que ajudam nesse processo!

X alimentos importantes para prolongar a vida

Aveia

Um cereal cheio de nutrientes e fonte de cálcio, proteínas, vitamina E, manganês, zinco, cobre, fibras solúveis, carboidratos e ferro (ufa!). Essa é a aveia, aquela mesma que usamos para fazer mingau. Composta por uma riqueza de fibras, auxilia no funcionamento do intestino e no combate ao estresse (o que pode ajudar muito quem tem tendência a problemas ou distúrbios psicológicos). A aveia em farelo é a que mais possui muitas betaglucanas, que são componentes da fibra alimentar solúvel que dão “aquela” ajuda para controlar a glicemia e o colesterol. E todos esses benefícios são causados pela avenina, substância que tem como ação relaxar o organismo.

Azeite de oliva

Fonte de vitaminas D, K, E e A, o azeite de oliva é um ótimo antioxidante, auxiliando a retardar o envelhecimento da pele. Além disso, o azeite de oliva também é capaz de ajudar na prevenção do câncer e das doenças do coração (já que possui propriedades que não deixam que o LDL, mais conhecido como “gordura boa”, oxide no sangue).

Chá verde

Sim, esse mesmo! Aliado importante na perda de peso, o chá verde reduz as taxas do colesterol, faz o controle da pressão arterial, reduz o desenvolvimento da artrose, aterosclerose e doenças degenerativas, auxilia no sistema imunológico e ainda é capaz de agir como cicatrizante. Pesquisas de cientistas japoneses do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer confirmaram que consumir o chá verde reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer (são eles: câncer de pele, pulmão, próstata e ovário). Entretanto, o chá deve ser consumido com moderação para não prejudicar o seu estômago!

Alho

Algumas pesquisas apontaram que incluir alho na alimentação pode auxiliar a reduzir o câncer de pele, pulmão e mama, e prevenir tanto o câncer de cólon quanto o do esôfago. O alho possui propriedades bactericidas e antiviróticas, ou seja, previne e manda para longe as infecções, sendo também eficiente para evitar a congestão nasal. Também ajuda a reduzir a hipertensão e os níveis de colesterol. É importante sempre cozer o alho e evitar o consumo em excesso, já que são propícios a causar indigestão.

Soja

Importante grão nutritivo e versátil, a soja é uma fonte vegetal de ferro e proteína (a melhor opção para os vegetarianos e veganos!), vitamina B, potássio, zinco, cálcio e minerais em geral. Ajuda a prevenir doenças do coração e alguns tipos de câncer, e é um agente antioxidante no combate contra o colesterol alto no sangue, ajudando até no controle hormonal (ótimo para as mulheres que estiverem passando pela menopausa, em que os hormônios ficam descontrolados).

Vinho

Esse todo o mundo já sabia, né? Altamente recomendado pelos médicos e com a eficiência comprovada, o vinho ajuda principalmente aqueles que têm problemas no coração, já que possui flavonoides, que impedem que as gorduras ingeridas fiquem acumuladas nos vasos sanguíneos. Porém, é importante frisar: o consumo de vinho deve ser moderado!

Deixe seu comentário é importante. Continue com o blog. Até breve!

6 alimentos importantes para prolongar a vida
Rate this post

Author: Genilson

Share This Post On

1 Comment

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *