5 Dicas para acelerar o metabolismo

Basta falar em perder peso que todos pensam em maneiras de acelerar o seu metabolismo. Isto porque uma vez acelerado, o metabolismo contribui para uma maior queima de gorduras e calorias e consequentemente, maior perda de peso.

Mas você saia que é possível melhorar o metabolismo apenas com algumas mudanças de hábitos?

Quer saber como? Leia o artigo e se surpreenda.

Imagem artigo 3

1 – Conheça os alimentos

Aprender sobre as características de cada alimento, ajuda a reconhecer dentro de cada grupo quais são os que fazem bem e quais os que devem ser evitados, principalmente por quem quer emagrecer.

Carboidratos

Tido como um dos vilões das dietas é importante saber que os carboidratos são indispensáveis ao organismo, uma vez que fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue, o que ajuda a aumentar a energia do corpo, acelerando o seu metabolismo.

No entanto, deve saber que existem carboidratos essenciais ao organismo, enquanto outros devem ser evitados.

São, por exemplo, essenciais ao organismo os grãos integrais, os legumes, as frutas e as verduras, que por serem ricas em fibras, ajudam a acelerar o metabolismo.

Já os carboidratos que devem ser evitados são o arroz branco, os doces, os biscoitos, os bolos e, todos os alimentos produzidos com farinha branca e açúcar refinado, que por perderem as suas fibras durante o processamento, tendem a desacelerar o metabolismo.

Proteínas

Da mesma forma procure conhecer mais sobre as proteínas antes de cortá-las da sua dieta, afinal elas são as responsáveis pela formação dos músculos no corpo e estes por sua vez consomem mais calorias, o que contribui para uma maior perda de peso.

Desta forma, prefira sempre o consumo de proteínas magras como o lagarto, o patinho, o rosbife, o peixe, o frango, a ricota, a cottage, o ovo, a soja e seus derivados.

Gorduras

Acredite se quiser, mas as gorduras não fundamentais para manter o metabolismo acelerado. Escolha alimentar-se das gorduras boas, que vão contribuir para a sua saúde e, mantenha-se longe daquelas que tendem a prejudicar o seu metabolismo e o seu organismo.

Alimentos como a castanha-do-pará, o caju, a amêndoa, o amendoim, as nozes, o pinhão, o pistache, o azeite de oliva extra virgem, o abacate e, as sementes de abóbora, gergelim e de girassol, são exemplos de gorduras boas ou amigas, que além de melhorar o metabolismo, também ajudam a limpar as artérias.

Por outro lado, evite alimentos como a manteiga, o chantilly, o bacon, a linguiça, a margarina e a gordura vegetal hidrogenada que atrapalham o metabolismo, além de entupirem as artérias, prejudicando assim a sua saúde.

2 – Coma mais vezes ao dia  

Ao contrário do que pensam, pular refeições atrapalha o metabolismo, à medida que o organismo passa a estocar calorias. Assim, coma mais vezes ao dia, fazendo 6 pequenas refeições diariamente, ao invés de 3 refeições grandes.

3 – Pratique exercícios físicos

Outra maneira de acelerar o metabolismo é manter o corpo sempre em movimento. Desta forma, se ainda não pratica nenhuma atividade, procure por algo que goste como, correr, caminhar, nadar ou andar de bicicleta e comece a se mexer.

4 – Beba muita água

A água é uma das principais responsáveis por manter o bom funcionamento do intestino, que entre outras coisas acelera o metabolismo. Isto sem falar que é preciso beber muita água para se manter hidratado.

5 – Dormir bem

Enquanto você dorme, seu corpo produz um hormônio chamado Leptina, que entre outras coisas controla a saciedade. É neste período também que ele diminui a produção de Grelina, outro hormônio responsável pela fome e também produz o GH (hormônio do crescimento) que melhora o metabolismo, evitando o acúmulo de gordura no organismo.

Estas foram as nossas dicas, deixe um comentário.

 

5 Dicas para acelerar o metabolismo
Rate this post

Author: Genilson

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *